Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Meu Palco

Meu Palco

A história da literatura que estuda a evolução da literatura

17.04.16


A história daliteratura é a disciplina que estuda a evolução da literatura, seja em prosa oupoesia, por meio dos movimentos literários e das relações entre a História e aliteratura.
A literatura procura entender todas as modificaçõesque a produção literária passou ao longo da evolução da sociedade.
Para este estudo, a análise e compreensão dos textosliterários são muito importantes, pois nos ajudam a entender melhor o contextohistórico em que o texto foi escrito.
No sentido restrito da escrita (literatura vem dolatim "littera", que quer dizer "letras"), a literatura sóse torna possível com a escrita, embora não tenha surgido com ela.

A literatura e a escrita, embora tenham conexõesentre si, não são sinônimos. Os primeiros registos escritos da história dahumanidade não são literatura.
Há controvérsias dos estudiosos que discordam sobrequando os registos antigos se convertem em algo mais semelhante à literaturanarrativa.
Um problema ao tratarmos da história da literatura éque muitos textos vão desaparecendo ao longo do tempo, por acidente ou pelatotal extinção da cultura que os originou.

Certos tempos primários podem ser considerados comoos primeiros passos da literatura. Exemplos muitos antigos são Poema deGilgamesh, em sua versão de aproximadamente 2000 a.C., e o Livro dos mortos,escrito em Papiro de Ani aproximadamente 250 a.C., mais provavelmente na datado Século XVII a.C.
Muitos textos se expandiram por forma oral durantevários e vários séculos antes que fossem escritos, e esses são dificeis dedatar. O núcleo do Rig Veda parece datar de meados do século II a.C.
O Pentateuco normalmente se fecha ao redor do SéculoXV a.C. Outras tradições orais foram passadas em forma de escrita muito tarde,como a Edda em verso, escrita no século XIII.

A literatura estuda os movimentos literários,artistas e obras de uma determinada época com características gerais de estiloe temáticas comuns, e sua sucessão ao longo do tempo.

As histórias da literatura são divididas em grandesmovimentos denominados eras, que se dividem em movimentos denominados estilosde época ou escolas literárias.
Cada escola literária representa as tendênciasestético-temáticas das obras literárias produzidas em uma determinada época.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.